24
Qua., Abr.
0 New Articles

Fundação de Bill Gates investe em implante que pode prevenir HIV

O objetivo do novo tratamento é proteger pessoas que vivem em áreas de alto risco de contaminação do vírus

Bio & Medicina
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um novo tratamento que promete acabar com a epidemia de HIV na África subsaariana ganhou um grande investidor. A Fundação Bill & Melinda Gates, criada pelo fundador da Microsoft e por sua esposa, investiu 140 milhões de dólares em um implante que

pode reduzir as chances de uma pessoa ser infectada pelo vírus da imunodeficiência.

O tratamento foi desenvolvido pela Intarcia Therapeutics, uma companhia americana de farmacêuticos, e tem como base uma técnica conhecida como profilaxia pré-exposição. Geralmente, esse método requer que o paciente tome medicamentos diariamente. O novo tratamento, no entanto, não exige tanto comprometimento.

O objetivo da farmacêutica é implantar um pequeno objeto (veja na imagem acima) na região subcutânea da pele do paciente. O produto irá distribuir um fluxo constante de medicamentos anti-HIV no corpo da pessoa em períodos de seis ou 12 meses. Assim, em vez de tomar remédios todos os dias, o paciente receberia doses uma ou duas vezes ao ano.

“Há uma necessidade vital de uma intervenção contra o HIV/AIDS que permita que aqueles em risco incorporem a prevenção mais facilmente em suas vidas”, disse Sue Desmond-Hellmann, CEO da Fundação Bill & Melinda Gates, em um comunicado. “Estamos otimistas em relação à perspectiva de um dispositivo profilático implantável que pode fazer uma grande diferença para as pessoas mais necessitadas.”

Esse não é o primeiro implante criado pela companhia. Em novembro de 2016, a Intarcia iniciou o processo de aprovação do ITCA 650, um produto voltado para pacientes com diabetes tipo 2. A terapia tem como objetivo oferecer um controle glicêmico mais eficaz a partir da dosagem contínua.

 

 

 

 

 

 

Fonte:EXAME

Reditado para:Noticias do Stop 2016

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus