19
Sex., Abr.
0 New Articles

Motivo de esperança: as florestas tropicais secundárias colocar em peso rapidamente

Após 20 anos de recuperação, a biomassa média nessas florestas em regeneração foi calculada como equivalente a uma taxa de absorção de carbono 11 vezes maior do que as florestas antigas da Amazônia,

Terra
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O quão rápido as florestas tropicais se recuperar após o desmatamento tem consequências importantes para a mitigação das mudanças climáticas. A equipe que inclui cientistas do Smithsonian descobriram que algumas florestas tropicais secundárias

recuperar biomassa rapidamente: metade das florestas no estudo atingido 90 por cento dos níveis da floresta do velho-crescimento em 66 anos ou menos. planejadores de conservação podem usar o seu mapa de biomassa-de recuperação resultante para a América Latina para priorizar os esforços de conservação.

"Regenerar florestas secundárias podem desempenhar um papel fundamental na fixação de carbono e mitigação das mudanças climáticas", disse Daisy Dent, um associado de pesquisa no Instituto Smithsonian Tropical Research (STRI), no Panamá e professor na Universidade de Stirling. "No entanto, estudos anteriores tendiam a se concentrar em sites individuais. Este estudo reúne dados de muitos locais que abrangem a região neotropical. Nós ilustrar que florestas secundárias são altamente produtivas e resistentes."

Menos de metade das florestas tropicais do mundo são florestas primárias ou old-crescimento; o resto são voltar a crescer após a exploração ou outros distúrbios. O novo estudo se concentrou em florestas secundárias que crescem em terra quase completamente desmatada para a agricultura. Embora estas florestas são conhecidos a acumular carbono rapidamente, a rapidez com que recuperar e restaurar os serviços ecossistêmicos prestados pela floresta antiga era incerto devido a inconsistências nos métodos utilizados em estudos anteriores.

Este estudo foi sem precedentes no escopo: 45 locais em oito países, 1.478 parcelas de estudo e mais de 168.000 árvores. Sites cobriu a faixa latitudinal completa dos trópicos, a partir de 20 graus ao norte do México a 22 graus ao sul do Brasil, e que se estende por áreas de fertilidade maior para baixa pluviosidade e de baixa a alta do solo. A extensão da cobertura florestal na paisagem circundante (indicando a disponibilidade de sementes de árvores para a regeneração) e a intensidade de uso do solo anterior também foi considerada.

 

Após 20 anos de recuperação, a biomassa média nessas florestas em regeneração foi calculada como equivalente a uma taxa de absorção de carbono 11 vezes maior do que as florestas antigas da Amazônia, e mais do dobro do que seletivamente florestas amazônicas em que de impacto reduzido técnicas de exploração haviam sido utilizados. No entanto, as taxas de acúmulo de biomassa diferiam amplamente entre sites. Sites de maior pluviosidade tiveram maiores taxas absolutas de acúmulo de biomassa. A fertilidade do solo, a cobertura florestal local e do uso da terra prévia não foram encontrados para ter um efeito. No entanto, maior fertilidade do solo fez melhorar a taxa relativa da acumulação de biomassa em comparação com as florestas antigas na mesma área.

Os autores produziram um mapa do potencial de valorização de biomassa e sequestro de carbono através dos trópicos do Novo Mundo. Áreas como as florestas secas do México e do nordeste do Brasil teve baixas taxas de recuperação, ao passo que as florestas úmidas da América Central e grandes partes da Amazônia apresentaram taxas de recuperação elevadas. Em áreas húmidas da floresta, onde o potencial de acúmulo de biomassa é mais elevada, a restauração e reflorestamento podem ser as atividades ideais de uso do solo. Onde a capacidade de recuperação da floresta é menor, tais como floresta sazonalmente seca, uma ênfase maior deve ser colocada sobre a protecção das florestas existentes para minimizar a perda de florestas.

"Colaborações como o ilustrado aqui pela Rede 2ndFor, em que monitoramento e manipulações baseadas em local nos permitem testar hipóteses mecanicistas relacionados com o desenvolvimento da floresta, e análise em larga escala em sites permitem a síntese robusta, são extremamente importantes na era da mudança global ", disse Jefferson Hall, equipe STRI cientista e diretor 

 

 

 

 

 

 

Fornecido por: Da phys 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus