20
Sáb., Jul.
0 New Articles

Angola comemora 48 anos de independência nacional

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Angola comemora este sábado 11 de novembro de 2023 quarentena e oito anos de independência proclamada em 1975, após uma longa guerra contra o colonialismo português.
Em todas as regiões do país decorrem este 11 de Novembro actividades oficiais comemorativas, incluindo na capital Luanda, onde não se realiza, no entanto, uma grande actividade política.

O acto político central realizou-se na região da Lunda Sul, sob a presidência do Ministro de Estado para a Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

O país que proclamou a independência em plena guerra civil, vive um clima de paz há mais de vinte anos e iniciou um processo de reconstrução económica e de construção de um estado democrático e de direito.

O partido no poder, o Mpla, dirige o país desde da independência e João Lourenço é o segundo Presidente de Angola eleito em eleições gerais.

Apesar de alguns êxitos da governação, o país luta com uma crise económica e financeira desde 2014, que aumentou os índices de pobreza e desemprego, associados a uma elevada corrupção. O Presidente João Lourenço iniciou um programa de combate á corrupção endémica protagoniza pelo seu partido e tem o desafio de libertar o país da dependência do petróleo e diversificar a sua economia para reduzir a extrema pobreza que afecta a maioria da população angolana.

Para assinalar a data, em Luanda, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, depositou uma coroa de flores no Monumento ao Soldado Desconhecido, em homenagem aos combatentes que lutaram pela Independência Nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews