19
Sex., Abr.
0 New Articles

Mulheres iranianas desafiam leis islâmicas depois de morte de jovem detida

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

No Irão, são cada vez maiores as manifestações contra a obrigatoriedade das mulheres obedecerem a certas regras de vestuario, como o uso do véu islâmico. Milhares de pessoas, em várias cidades do país, saiem às ruas após a morte de uma jovem, detida pelas autoridades por alegadamente usar de forma inadequada o hijab.

Masha Amini, de 22 anos, originária do curdistão iraniano, morreu na passada sexta-feira, num hospital, 3 dias depois de na capital Teerão ter sido detida pela polícia dos costumes, que é responsavel por fazer cumprir o rigoriso código de vestuário das mulheres na República Islâmica.

As autoridades disseram que Amini estava "vestida de forma inadequada" visto que no Irão é obrigatorio, por exemplo, cobrir o cabelo em público.

Embora as forças de segurança neguem qualquer contacto físico com a jovem, o facto de ter entrado em coma... e ter perdido a vida depois da detenção está a levantar suspeitas e uma verdadeira onda de indignação.

Por todo o país, desde a capital à cidade de Mashhad, conhecida por ser um importante local de peregrinação, milhares de pessoas saiem às ruas e clamam pelo "fim da Republica Islâmica". Há mulheres que inclusive retiram o véu islâmico da cabeça.

As autoridades já fizeram varias detenções e, em alguns casos, usaram gás lacrimogeneo para disperar os manifestantes. Pelo menos 5 pessoas perderam a vida.

As Nações Unidas vieram, entretanto, mostrar-se preocupadas pelo que consideram ser uma "violenta repressão" dos protestos.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews