26
Sex., Abr.
0 New Articles

António Guterres pede aos militares que devolvam poder ao povo em África

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse no domingo que as juntas militares que tomaram o poder no Mali, Burkina Faso e Guiné Conacri devem devolver o poder ao povo "no mais curto espaço de tempo".

Em Dakar, capital do Senegal, António Guterres afirmou que nos países que viveram golpes de Estado nos últimos anos como no Mali, Burkina Faso e Guiné Conacri a ordem e a democracia devem ser restabelecidos "no mais curto espaço de

tempo".

"Consideramos importante continuar com o diálogo com as autoridades efectivas [em Ouagadougou, Conacri e Bamako] para instaurar o regresso à ordem constitucional no mais curto espaço de tempo", disse António Guterres em conferência de imprensa em Dakar.

Este apelo chega um dia depois de a junta militar da Guiné Conacri ter anunciado que o processo de transição para uma situação constitucional normal, com eleições, deverá durar até 39 meses, um prazo que ultrapassa em muito o período recomendado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO.

O secretário-geral das Nações Unidas felicitou ainda Macky Sall, presidente do Senegal e atual presidente da União Africana, pela actuação desta organização internacional, como "modelo de organização regional" e ainda os seus esforços na luta contra o terrorismo.

Neste périplo por África, passando a seguir pelo Níger e pela Nigéria, António Guterres pediu aos países mais ricos que "passem aos actos" e dêm finalmente aos países do Sul os fundos prometidos no acordo de Paris para promover a transição energética neste continente.

Refletindo sobre o atual momento do História coletiva, o líder da ONU disse que África sofre de uma "tripla crise", alimentar, energética e financeira agravada pelos aumentos dos preços gerados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, sendo ainda afetada pela pandemia de covid-19, com 80% dos habitantes dos países africanos a não estarem vacinados.

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews