25
Qui., Abr.
0 New Articles

Eleições legislativas, regionais e autárquicas a 25 de Setembro

São Tomé e Príncipe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, marcou as eleições legislativas, regionais e autárquicas para 25 de Setembro. Pela primeira vez, os são-tomenses residentes na diáspora vão poder votar nas legislativas.

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, marcou as eleições legislativas, regionais e autárquicas para 25 de Setembro. Carlos Vila Nova disse que “basta um dia para as eleições” para permitir ao país poupar dinheiro em “sinal de

respeito perante o povo” e perante os parceiros internacionais que são os principais financiadores do todo o processo.

“Poder votar e poder ser eleitos são direitos pilares da cidadania num Estado democrático, mas como sabemos eleições custam dinheiro. Sabemos que a pandemia da covid-19 abalou ainda mais a nossa frágil economia. No entanto, apesar deste contexto social económico difícil não poder impedir a realização de eleições, podemos e devemos fazer as eleições tentando gastar o menos possível”, afirmou o Presidente.

Carlos Vila Nova dirigiu-se, também, aos são-tomenses residentes na diáspora que pela primeira vez vão poder votar e ser eleitos nas eleições legislativas: “Este ano pela primeira vez na nossa história, o vosso vota conta também para a escolha dos deputados. Este é um sacrifico que vale a pena, porque todo o são-tomense, onde quer que ele esteja tem de ter voz e ser ouvido.”

Na terça e quarta-feira, o Presidente recebeu representantes de mais de 20 partidos com e sem assento parlamentar inscritos no Tribunal Constitucional e apresentou-lhes as datas de 25 de Setembro, 02 e 09 de Outubro como possíveis para a realização do escrutínio.

As datas acolheram o consenso dos partidos com assento parlamentar, que deixaram ao critério do Presidente da República a escolha da melhor opção.

Com esta decisão caberá ao Parlamento dar posse à nova comissão eleitoral para organizar o escrutínio.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus