20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Suposto ataque em Cabinda: Agência Reuters mentiu

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Uma notícia veiculada pela agência britânica de notícia Reuters, dá conta que um grupo de cinco homens armados, alegadamente militantes da FLEC/FAC, invadiram em Maio uma plataforma de gás da Chevron, ameaçando os trabalhadores estrangeiros

da companhia. O episódio terá acontecido supostamente há cerca de duas semanas.

Supostas fontes ouvidas pelo correspondente da Reuters em Angola, Herculano Coroado, afirmaram que o  grupo de homens, transportados por um barco a motor, entrou na plataforma de gás, onde, identificando-se como membros da Frente de Libertação de Cabinda (FLEC), terá exigido aos trabalhadores estrangeiros que abandonassem Cabinda.

“Estiveram aqui durante uma hora. Depois, voltaram para o barco e desapareceram”, relata uma das testemunhas.

Desde o incidente, a mesma fonte garante que a marinha nacional reforçou a segurança ao longo das várias plataformas de gás no offshore de Cabinda.Contactada pela Reuters, a governadora provincial Aldina Catembo disse que a Frente de Libertação de Cabinda (FLEC) “não existe”, enquanto a Chevron recusou-se a comentar.

A operação também foi desmentida pelo porta-voz do movimento independentista, Jean-Claude Nzita. A tensão entre o enclave e as autoridades angolanas conheceu uma nova etapa com a morte do presidente e co-fundador Nzita Tiago, no início deste mês.

A Reuters lembra que o falecimento do antigo líder pode suscitar querelas internas na FLEC, isto apesar do movimento já ter nomeado Emmanuel Nzita wa Nzita como novo presidente.

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado por: Stop Noticias 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews