25
Qui., Abr.
0 New Articles

"Lucas Chivukuvuku morreu em acidente de viação"

"Lucas Chivukuvuku morreu em acidente de viação"

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Procuradoria Geral da República de Angola afirma que o sobrinho do dirigente da CASA-CE Abel Chivukuvuku não foi vítima de homícidio, mas sim de um acidente de viação, provocado por um taxista alcoolizado, que foi detido.


Lucas Chissolokumbe Chivukuvuku com 32 anos de idade, funcionário da Procuradoria Geral da República de Angola há mais de 10 anos, foi encontrado morto na passada sexta-feira (6/07) na morgue do hospital Josina Machel "Maria Pia" de Luanda, com ferimentos na cabeça.
Segunda-feira (9/07) o seu tio Abel Chivukuvuku, o líder da terceira força política angolana CASA-CE afirmou não ter dúvidas de que ele teria sido assassinado, pois estava a investigar casos sensíveis e crimes de corrupção, envolvendo importantes personalidades angolanas e tinha recebido ordens para mandar bloquear as suas respectivas contas bancárias.
A polícia desmentiu imediatamente esta versão dos factos, alegando que a morte se deveu ao despiste e consequente capotamento na quinta-feira (5/07) do táxi em que Lucas Chivukuvuku seguia, cujo motorista de 29 anos João Catarina Eduardo, foi detido por condução em estado de embriaguez.
Esta versão foi confirmada esta quinta-feira (12/07) pelo vice-procurador angolano Mota Liz para quem o malogrado teve uma "morte violenta devido a um traumatismo cranioencefálico severo"
"O trabalho preliminar feito até hoje, permite-nos dizer com segurança que as causas da morte foram acidentais, foi o acidente de viação...tal como foi reportado pela polícia".
"O nosso funcionário não tinha funções relevantes de comando de investigação de processos completos...não tinha capacidade para bloquear contas, não há relação nenhuma na actividade que o falecido fazia com uma eventual perseguição política, não há...e esta informação passada como está a ser passada...pode até criar a sensação que há uma criminalidade organizada, que agora apela a métodos violentos, morte, para manter a impunidade".

 


Fonte:da Redação e Por angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2018
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews